Carta do Rio Doce será elaborada durante seminário
Durante o Seminário de Balanço de 2 anos do Rompimento da Barragem de Fundão, que acontece nos próximos dias 6, 7 e 8 de novembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será elaborada a Carta do Rio Doce. O documento reunirá os principais pontos discutidos durante o evento, sistematizando um balanço político-institucional dos 2 anos do rompimento da Barragem de Fundão.
A Carta também fará um balanço de reparações e reações dos atingidos pela tragédia, das dinâmicas territoriais e atuação de corporações e violações de direitos. De acordo com Cristiana Losekan, uma das organizadoras do seminário, o endereçamento da Carta do Rio Doce será definido de acordo com as demandas elencadas durante o seminário.
“Um dos pontos que nos preocupa são os princípios e ideias norteadoras do processo de reparação de um desastre como esse. Um deles é o princípio da centralidade do sofrimento da vítima e que deve constar na Carta do Rio Doce”, explica Cristiana.
A leitura da Carta será feita na terça-feira, dia 7, a partir das 20h30, no Auditório do IC2, na Ufes, onde o seminário acontece.