PALESTRANTES
Bruno Milanez
Bruno Milanez é coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade. Pesquisa conflitos minerais e estratégias de corporações mineradoras desde 2009. Ele é professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Cristina Losekann
É doutora em Ciência Política e professora de Ciência Política da Universidade Federal do Espírito Santo. É coordenadora do Organon - Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em mobilizações sociais. Tem produzido pesquisas sobre: processos de participação na política ambiental no Brasil; a mobilização do direito como repertório de ação coletiva em conflitos socioambientais na América Latina; os efeitos do uso de recursos judiciais para mobilizações sociais e para a produção de mudanças institucionais; os processos de ação coletiva de pessoas afetadas por projetos extrativismos. Integra o Observatório Mariana-Rio Doce (UFES/UFOP/UFMG).
Cacique Toninho Tupiniquim
Cacique Toninho dos Comboios, professor indígena e atualmente cacique da aldeia de Comboios, presidente do conselho local de saúde indígena ,membro do CNBH DOCE/ES. Membro da comissão de caciques tupinikim e guarani. Aluno do PROliND Licenciatura intercultural indígena na UFES.
Rafael Campos
Defensor Público do Estado do Espírito Santo. Integrante do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, que atualmente possui a atribuição de atuar no âmbito do desastre ambiental de Mariana/MG e seus reflexos no Estado do Espírito Santo. Integrante do Grupo Interdefensorial do Rio Doce. Diretor Jurídico e de Assuntos Legislativos da Associação de Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo. Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes.
Edmundo Antônio Dias Neto
Edmundo Antonio Dias Netto Junior é procurador da República em Belo Horizonte e representante, no Estado de Minas Gerais, da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.
Foi juiz federal substituto na 4ª Região, promotor de Justiça adjunto no Distrito Federal, promotor de Justiça substituto em Minas Gerais e procurador do Estado de Minas Gerais.
Douglas Krenak
Jornalista, trabalho com o Movimento Indígena no Estado de Minas Gerais. Liderança do povo Krenak atualmente sou produtor cultural na Associação Indígena Atoran.
Joceli Jaison José Andrioli
Foi Atingido pela Barragem de Itá- SC, onde nasceu em 1979, atualmente reside em Belo Horizonte MG é membro da coordenação nacional do MAB e acompanha a criação do MAB- ES.
Formação:Técnico em agropecuária com enfase em agroecologia
Pedagogo - UERGS. Especialização em energia e sociedade no capitalismo contemporâneo - UFRJ.
Karine Carneiro
É doutora em Ciências Sociais e professora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais – GEPSA/UFOP. Tem produzido trabalhos de ensino, pesquisa e extensão sobre: neoliberalização, produção do espaço e populações vulnerabilizadas; reassentamentos involuntários em territórios atingidos pela mineração; cartografias de lutas territoriais.
Marlon Weichert
É membro do Ministério Público Federal e, atualmente, procurador federal dos Direitos do Cidadão adjunto. No âmbito da PFDC, também coordena o Grupo de Trabalho Direitos Humanos e Empresas – criado em 2016 pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão com o objetivo de fomentar o debate sobre o tema no âmbito do MPF, além de apoiar a apuração de denúncias de violação de direitos envolvendo empresas, na perspectiva da garantia dos direitos humanos.
Juliana Depra Stelzer
Cacique Toninho Guarani
Tatiana Ribeiro de Souza
Doutora em Direito Público e Mestre em Ciências Sociais pela PUC/MG. É professora do Departamento de Direito da UFOP, onde leciona na graduação e no mestrado “Novos Direitos, Novos Sujeitos”, e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais – GEPSA. Advogada, defensora de Direitos Humanos e membro da “Rede pelo
Constitucionalismo Democrático Latino Americano”, atualmente se dedica à pesquisa e extensão relacionadas com o rompimento da barragem de Fundão.
Integrante do MAM - Movimento pela Soberania Popular na Mineração.
Paulo Henrique Camargos Trazzi
Formado em Direito pela UERJ em 2007, servidor público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro de 2004 a 2013, Procurador da República desde 2013, com atuação em Corumbá-MS até junho de 2014 e, a partir dessa data, em Linhares-ES. Especialista em Direito Administrativo Econômico pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) - 2008/2009, especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) - 2013/2014, mestre em Sistemas Jurídicos Contemporâneos pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” - 2015-2017.